Noticias

Como montar um restaurante self-service

Um restaurante é um local destinado ao preparo e comércio de refeições, podendo também ter bebidas alcoólicas e não alcoólicas. De um modo geral, possui um salão e uma cozinha, havendo diferenciações na forma de servir, preparar a comida e atender.

A refeição fora de casa deixou de ser uma opção de lazer e passou a ser uma questão de necessidade. É um tendência dentro do que se pode chamar de terceirização dos serviços familiares, acompanhadas pelo surgimento de outros serviços, como a venda de comida congelada, entrega de pizzas em domicílio e lavanderias de auto-serviço.

Um restaurante self-service está relacionado à conveniência e proximidade, além de oferecer sociabilidade, prazer e qualidade. Ele atende às características locais e um público que não dispõe de muito tempo para suas refeições, tornando-se uma ótima opção para quem precisa almoçar fora de casa, com a opção de escolher o que quer consumir, apresentando uma relação direta entre o que foi consumido e o valor que está sendo pago.

Diferente dos restaurantes a la carte, onde os clientes escolhem seus pratos de uma lista e aguardam o chef de cozinha preparar sua refeição para ser servida à mesa, os restaurantes self-service são chamados desta forma devido ao conceito de auto serviço, onde o próprio cliente vai até o alimento e coloca em seu prato, podendo ou não pesar ao final. Com este sistema, o cliente tem uma variedade maior de opções para colocar em seu prato, além de não precisar esperar que fique pronto.

Após entender do que se trata este negócio, o empreendedor precisa analisar qual seu público alvo, qual variedade de pratos deve ser servida e até mesmo que tipo de decoração e acabamento deve ser montado, observando nos arredores a existência de algo parecido e perguntando às pessoas que moram ou frequentam a região, pois estes sim serão os clientes do restaurante.