Noticias

Microempresários indicam 10 aplicativos para melhorar a rotina de trabalho

O uso da tecnologia, que facilita o dia a dia de todo mundo, também contribui para auxiliar o empreendedor nas tarefas relacionadas ao gerenciamento de seu negócio.

O dia pode render mais se forem reunidos num lugar só recursos como agenda virtual de contatos, apresentações em texto, vídeo e imagem, lembrete de tarefas, reservas em restaurantes e videoconferência.

Com um smartphone nas mãos e os aplicativos certos, isso fica mais fácil. Ouvimos nove especialistas e empreendedores de diferentes áreas que indicaram aplicativos para facilitar o dia a dia de trabalho nas micros e pequenas empresas e as deixar mais competitivas.

De acordo com Nathan de Vasconcelos Ribeiro, diretor-executivo da e-flows, empresa de desenvolvimento de softwares e aplicativos para celulares, essas ferramentas ajudam a melhorar a produtividade no trabalho

Antes, as pessoas precisavam estar no escritório para responder um e-mail corporativo. Hoje, com os smartphones, há mais mobilidade e flexibilidade. Dessa forma, é possível acelerar a tomada de decisões, por exemplo."

Para André Dias, diretor e sócio da empresa GGD Metals, grupo distribuidor de aços e metais, a tecnologia auxilia muito o seu dia a dia."Uso para falar com todo mundo, clientes, fornecedores, parceiros. É mais fácil e rápido do que e-mail e telefone", diz

Veja abaixo os 10 aplicativos recomendados pelos empreendedores.

Skype – permite fazer chamadas de voz e de vídeo grátis para outros usuários do programa, mesmo no computador. Também tem a função de envio de mensagens e é possível criar grupos para conferências telefônicas ou no chat.

"É um comunicador instantâneo que traz rapidez e reduz custos, principalmente para ligações entre outros países", diz  Borges , da Ampfy.

Dropbox – permite salvar documentos, apresentações, imagens e vídeos em uma base que pode ser vista de qualquer lugar. É possível acessá-los por outros aparelhos, como computador ou tablet, além de compartilhar arquivos com pessoa selecionadas.

Grátis na Apple Store, para iPhones e iPads, e no Google Play, para celulares com sistema operacional Android.

"Para um empreendedor, é super importante ter suas apresentações a um clique de distância, por isso, não vivo sem o Dropbox. Ele facilita o acesso, de onde eu estiver, às minhas apresentações e documentos", diz Gustavo Marques, fundador da LiveBiz, produtora de plataformas musicais digitais.

Grubster – aplicativo para reserva de restaurantes.  O usuário paga uma taxa de R$ 10 por reserva e ganha 30% de desconto no valor da conta. São cerca de 400 restaurantes cadastrados em várias capitais do Brasil.

"Ele me permite achar os restaurantes à minha volta e posso levar potenciais clientes da minha startup em lugares bons e com economia de 30%", diz Marques. 

99Taxis – chama o táxi mais perto de você utilizando a geolocalização. Basta cadastrar o número de telefone e integrar com a conta do Facebook. Disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro e grátis na Apple Store e no Google Play.

"Funciona muito. É mais rápido e seguro do que esperar um táxi na rua", diz Thays Aldrighe, consultora de comunicação e sócia da Sonne Branding, empresa de gerenciamento de marcas.

XE Currency – aplicativo para cotações de moedas de todo o mundo. Grátis para iPhone, Android, Windows Phone e BlackBerry. O UOL Cotações também é uma opção de aplicativo para acompanhar o valor de moedas do mundo todo; grátis para iPhone, Android e Windows Phone.

"Uso diariamente. Atualmente trabalho com quatro moedas e é uma ferramenta essencial antes de fazer pagamentos, saques e investimentos", declara Fernando Rodovalho, diretor e sócio da Hawk International, empresa de comércio exterior.

Google Tradutor – traduz textos para mais de 70 idiomas e permite ouvir a tradução para saber como é a pronúncia. Grátis na Apple Store e no Google Play.

"Além de usar para me comunicar com amigos de outros países, uso nos negócios para conferir algo que estou escrevendo e tirar dúvidas", diz Rodovalho.

Waze – é um GPS que, além de mapas e rotas, mostra caminhos alternativos indicados por outros usuários para fugir do trânsito. Grátis na Apple Store e no Google Play.

"Tenho por hábito consultar o trânsito a caminho de reuniões ou do aeroporto, e o Waze é um excelente aplicativo para isso", diz Davis Genuíno, sócio da DGSA Sociedade de Advogados.

Evernote – aplicativo para lembretes, anotações, textos, planilhas, links e imagens. Pode ser acessado de qualquer dispositivo. Grátis na Apple Store e no Google Play.

"Anoto nele coisas importantes, tarefas etc. Ajuda bastante no meu dia a dia por causa da sincronização, é fácil de usar e centraliza todas as minhas anotações em um único lugar. Posso acessar de qualquer lugar e a qualquer momento", diz Silvinei Cordeiro Toffanin, sócio da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria.

Remember the milk – aplicativo para listas de tarefas. Permite organizar por prioridades e prazos, por exemplo. Grátis na Apple Store e no Google Play.

"Dá para criar listas para tarefas pessoais e do trabalho. É fácil de usar e bem organizado. Com ele, levo minhas tarefas para qualquer lugar e nunca esqueço o mais importante", declara Marisa Peraro, fundadora da Pró-Corpo Estética.

Whatsapp – aplicativo para troca de mensagens grátis pelo celular. É possível criar grupos, enviar arquivos de foto e vídeo. Grátis no Google Play e R$ 1,99 na Apple Store, no câmbio do dia 14 de maio.

Dependência de tecnologia deve ser controlada

A facilidade em se conectar à internet por meio de celulares inteligentes pode fazer com que não haja diferenciação entre o horário de trabalho e o de lazer, segundo Ribeiro. "Isso afeta a qualidade de vida e os relacionamentos. É preciso se policiar para não trabalhar além da conta e não exigir isso das outras pessoas", declara.

Para Gabriel Borges, sócio da Ampfy, agência de comunicação especializada em mídias digitais, usar a tecnologia em todas as ações do trabalho pode deixar o empresário dependente, mas isso não é um problema.

"Ele pode ficar sem a ferramenta em um momento importante caso acabe a bateria no celular ou tenha o aparelho roubado, por exemplo. Mas, o lado positivo dessas tecnologias é que permitem o armazenamento das informações em uma base que pode ser acessada de qualquer lugar".

Borges afirma, no entanto, que muitas pessoas já são dependentes de várias tecnologias e não vale a pena abrir mão de ferramentas que podem úteis por medo.

"Quando acaba a energia elétrica, mesmo se estamos em casa, já não sabemos o que fazer. A tecnologia tem que ser uma aliada. Temos que aproveitar que o investimento é baixo para ter ferramentas e recursos que facilitam nossa vida".